Powered By Blogger

LT

SEJAM BEM VINDOS

A LUZ SÓ PROVEM DA VERDADE, E NUNCA DAS ILUSÕES.

SE ME RENEGAREM, COMO VOU TRANSFORMA-LO disse o senhor JESUS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

os dons

Narra uma Lenda de Autor Desconhecido que um Homem entrou em uma Loja e se aproximou do balcão.

Quem estava a atender era Uma Criatura Maravilhosa. Tão bela que parecia Uma Fada, dessas saídas de Um Conto Infantil.

O Homem olhou para os lados e perguntou: O que é que você tem para vender?

Com Um Sorriso Lindo, A Jovem respondeu: Todos os Dons.

O Homem arregalou os Olhos, manifestando interesse, e quis saber qual era O Preço. Seria Muito Caro?

Não, foi a resposta. AQUI, NESTA LOJA, TUDO É DE GRAÇA.

Ele olhou, maravilhado, Jarros Cheios de Amor, Vidros Repletos de Fé, Pacotes de Esperança e Caixinhas de Sabedoria.

Resolveu fazer O Seu Pedido: Por favor, quero muito Amor, um vidro de Fé, bastante Felicidade para mim e toda a minha família.

Com Presteza, A Moça preparou tudo e lhe entregou um embrulho muito pequeno, que cabia na sua Mão.

O Homem se mostrou surpreso e perguntou outra vez:

Será possível? Está tudo aqui mesmo? É tão pequeno o embrulho!

Sorrindo sempre, a jovem falou: Meu querido amigo, nesta Loja, onde temos todos os dons, não vendemos Frutos. Concedemos apenas As Sementes.

* * *

As Sementes das Virtudes se encontram em nós. Somos a Loja dos Dons. O que necessitamos é Investir na Semeadura.

Se desejamos que frutifique o Amor, é preciso que nos disponhamos a Amar. E O Exercício começa quando Executamos Bem As Tarefas que nos constituem Dever. Prossegue no Trato Familiar, com Pais, Irmãos, Cônjuges e se amplia no Rol das Amizades.

Depois, atravessa A Cerca dos Afetos e passa A Agir entre AQUELES que Simplesmente Encontramos na Rua, no Ônibus, no Mercado, no Banco.

A Fé não é adquirida de rompante. Necessita ser pensada, estudada, reflexionada. O Exercício inicia com a Contemplação da Natureza. Os dias frios, os dias quentes, o Sol, a Lua, as Estrelas, as Árvores que balançam ao Vento e as Flores Multicoloridas nos Jardins.

Alonga-se com a Visão dos Mundos, das Coisas Infinitamente Pequenas e daquelas Infinitamente Grandes. A Harmonia de tudo nos remete a uma Confiança irrestrita, Uma Certeza Inabalável que se chama Fé.

A Felicidade frutifica quando, plenos de Amor e de Fé, vivemos cada dia com intensidade, sem igual, saboreando cada minuto como se fosse o único, o último, o derradeiro.

* * *

Mudar é um Ato de Coragem. É a Aceitação Plena e Consciente do Desafio.

É Trabalho Árduo, para Hoje. É Trabalho Duro, para Agora.

E os frutos seguramente virão no amanhã, talvez não muito distante.

Mas, quando temos Certeza de estar no rumo certo, a caminhada é tranqüila.

Quando temos Fé e Firmeza de Propósito é fácil suportar as dificuldades do dia-a-dia.

Pensemos nisso. Invistamos nas Virtudes ainda Hoje. fonte internet

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

COMO ESTRELAS NA TERRA

Os filhos são, sem dúvida, empréstimo Divino.
Deus proporciona o ensejo da paternidade e maternidade para que nos dediquemos a transformar as nossas crianças em pessoas de bem e prepará-los para serem cidadãos do mundo.
Porém, existem pais e mães muito especiais que, na sua caminhada, têm filhos igualmente especiais. Crianças que nascem com alguma limitação, física ou intelectual, e que necessitarão de cuidados por toda a vida.
Com certeza, essa é uma grande e inadiável chance de crescimento espiritual para esses pais.
Temos casos em que os genitores delegam para instituições especializadas o cuidado integral com filhos portadores de necessidades especiais.
Por outro lado, temos exemplos em que pais e mães, muitas vezes, mesmo sem ter as condições físicas e financeiras adequadas, movem o mundo para oferecer o melhor em termos de tratamentos de saúde e conforto para seus filhos.
Qualquer obstáculo se torna pequeno quando o objetivo é promover o desenvolvimento e o estímulo de suas crianças.
Vibram com cada pequena conquista. Cada sorriso, cada novo movimento aprendido, por menor que seja, é motivo de grande alegria.
Pais maravilhosos e sensíveis que percebem que cada indivíduo tem o seu talento e que enxergam que o potencial de cada um é infinito como o céu. E estão sempre, de alguma forma, preparando-os para o mundo.
Olhemos para essa criança especial, com todo o amor que possamos ter em nossos corações, e tenhamos a certeza de que se ela está no seio da nossa família, em nosso lar, não é por acaso.
Abramos as janelas do coração e olhemos lá dentro para ver como as pequeninas gotas de chuva encontram o sol, formando um arco-íris.
Olhemos para essas crianças como gotas frescas de orvalho repousando nas folhas, presentes do céu, esticando e virando, escorregando e caindo, como pérolas delicadas.
Não deixemos que se percam essas pequenas estrelas na Terra.
Assim como o brilho do sol em um dia de inverno banha o jardim dourado, elas afugentam as trevas dos nossos corações e aquecem o nosso ser.
São como um bom sono onde os sonhos flutuam, como fonte de cores ou borboletas sobre as flores, doces anjos, mostrando-nos que o amor se basta.
Elas são ondas de esperança, são a aurora dos sonhos e eterna alegria.
Elas são a chama que dispersa o temor, como a fragrância de um pomar que preenche os ares, como um caleidoscópio e suas miríades de cores, como flores crescendo em direção ao sol. Como notas de flauta em uma quieta floresta.
Elas são o sopro de ar fresco, o ritmo e música da vida.
São como a vida que pulsa, como botões destinados a florir.
Sonham acordadas, com os olhos abertos. Perto das nuvens fica seu mundo.
Deixe-as entrar, existem outras assim, sonhando acordadas, pisando, tropeçando, não estão sozinhas.
Só querem ter mil asas para voar, para explorar os vastos ares e então flutuar como um pássaro.
Não deixemos que se percam essas pequenas estrelas na Terra.

Redação do Momento Espírita, com base, na trilha sonora do filme
Taare Zameen Par, do produtor indiano Aamir Khan.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

AJUDE A VOÇE MESMO

Não ambicione do seu vizinho senão os dons excelentes que lhe exornam o espírito. * Não permita que os dissabores governem o leme de seu destino. * Não entregue o templo de sua memória às más impressões. * Não retire sua experiência dos fundamentos espirituais. * Não se esqueça de que o ideal superior, objeto de sua admiração, deve corporificar-se em seus caminhos. * Não se prenda ao mal; no entanto, não se desvie das obrigações de fraternidade para com aqueles que foram atingidos pelo mal. * Não apague o archote da fé em seus dias claros, para que não falte luz a você nos dias escuros. * Não fuja às lições da estrada evolutiva, por mais difíceis e dolorosas, a fim de que a vida, mais tarde, lhe abra o santuário da sabedoria. * Não lhe falte tempo para cultivar o que é belo, eterno e bom. * Não olvide que a justiça institui a ordem universal, mas só o amor dilata a obra divina. Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz. Rio de Janeiro, RJ: FEB.

AMBIÇAO E ETICA

O consultor de empresas e conferencista Stephen Kanitz escreveu um artigo intitulado "Ambição e Ética", que foi publicado na revista Veja, do qual extraímos algumas reflexões. Kanitz define a ambição como sendo tudo o que você pretende fazer na vida. São seus objetivos, seus sonhos, suas resoluções. As pessoas costumam ter como ambição ganhar muito dinheiro, casar com uma moça ou um moço bonito ou viajar pelo mundo afora. A mais pobre das ambições é querer ganhar muito dinheiro, porque dinheiro por si só não é objetivo: é um meio para alcançar sua verdadeira ambição, como, por exemplo, viajar pelo mundo. Já a ética são os limites que você se impõe na busca de sua ambição. É tudo que você não quer fazer na luta para conseguir realizar seus objetivos. Como não roubar, não mentir ou pisar nos outros para atingir sua ambição, ou seja, é o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. A maioria dos pais se preocupa bastante quando os filhos não mostram ambição, mas nem todos se preocupam quando os filhos quebram a ética. Se o filho colou na prova, não importa, desde que tenha passado de ano, o objetivo maior. Algumas escolas estão ensinando a nossos filhos que ética é ajudar os outros. Isso, porém, não é ética, é ambição. Ajudar os outros deveria ser um objetivo de vida, a ambição de todos, ou pelo menos da maioria. Aprendemos a não falar em sala de aula, a não perturbar a classe, mas pouco sobre ética. O problema do mundo é que normalmente decidimos nossa ambição antes de nossa ética, quando o certo seria o contrário. E por quê? Por que dependendo da ambição, torna-se difícil impor uma ética que frustrará nossos objetivos. Quando percebemos que não conseguiremos alcançar nossos objetivos, a tendência é reduzir o rigor ético, e não reduzir a ambição. O mundo conheceu a história de uma estagiária na casa branca, que colocou a ambição na frente da ética e tirou o partido democrata do poder, numa eleição praticamente ganha, devido ao enorme sucesso da economia na sua gestão. Não há nada de errado em ser ambicioso, desde que se defina cedo o comportamento ético. Quando a ambição passa por cima da ética como um rolo compressor, o resultado é o que podemos acompanhar nos noticiários que ocupam as manchetes em nosso país. Assim, para mudar definitivamente essa situação, é preciso estabelecer um limite para nossa ambição não nos permitindo, em hipótese alguma, violar a ética para satisfação pessoal, em detrimento do coletivo. Conforme ensinou Jesus, "seja o seu falar: sim, sim, não, não". Seja em que situação for. E se estiver difícil definir se estamos agindo com ética ou não, basta imaginar como julgaríamos esse ato, se praticado por outra pessoa. Se o condenamos é porque não é ético. Se o aprovamos e julgamos justo, então podemos seguir em frente. ........................................................ Defina sua ética quanto antes possível. A ambição não pode antecedê-la, é ela que tem de preceder à sua ambição. FONTE MOMENTO ESPIRITA