Powered By Blogger

LT

SEJAM BEM VINDOS

A LUZ SÓ PROVEM DA VERDADE, E NUNCA DAS ILUSÕES.

SE ME RENEGAREM, COMO VOU TRANSFORMA-LO disse o senhor JESUS

sábado, 29 de dezembro de 2012

POEMA DA PROSPERIDADE



Poema da Prosperidade

Nem a tristeza, nem a desilusão
Nem a incerteza, nem a solidão
NADA ME IMPEDIRÁ DE SORRIR.
Nem o medo, nem a depressão,
Por mais que sofra meu coração,
NADA ME IMPEDIRÁ DE SONHAR.

Nem o desespero, nem a descrença,
Muito menos o ódio ou alguma ofensa,
NADA ME IMPEDIRÁ DE VIVER.
Em meio as trevas, entre os espinhos,
Nas tempestades e nos descaminhos,
NADA ME IMPEDIRÁ DE CRER EM DEUS.

Mesmo errando e aprendendo,
Tudo me será favorável,
Para que eu possa sempre evoluir
Preservar, servir, cantar,
Agradecer, perdoar, recomeçar...

QUERO VIVER O DIA DE HOJE
COMO SE FOSSE O PRIMEIRO,

Quero viver o momento de agora
Como se ainda fosse cedo,
Como se nunca fosse tarde.

Quero manter o otimismo,
Conservar o equilíbrio,
Fortalecer a minha esperança,
Recompor minhas energias,
Para prosperar na minha missão
E viver alegre todos os dias.

Quero caminhar na certeza de chegar,
Quero lutar na certeza de vencer,
Quero buscar na certeza de alcançar,
Quero saber esperar
Para poder realizar os ideais do meu ser.
ENFIM,
Quero dar o máximo de mim, para viver

Intensamente e maravilhosamente
TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA.

(Autor desconhecido)

***

Liberdade - Igu

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O PENSAMENTO POSITIVO EM AÇAO

O PENSAMENTO POSITIVO EM AÇÃO!



Como pedir e receber e conquistar uma vida de sucesso usando as leis do universo. Veja:

1 – PEDIR.

Pedir é o mesmo que pensar. Quando você pensa em algo, você produz emoções que por sua vez geram vibrações específicas. Essas vibrações vão aproximar elementos de mesmo padrão, portanto pensar é o mesmo que pedir. Se está pensando está pedindo. Mesmo que você não esteja pensando conscientemente, você estará pedindo.

Começa aqui um grande desafio, o de perceber a necessidade de vigiar os pensamentos. Pois todos os nossos pensamentos negativos atraem para nossa realidade acontecimentos negativos.

Quando começamos a fazer pedidos conscientes do que queremos, nossa força de criação aumenta. Por isso peça o que quiser. Não tenha medo de pedir. Não existe não pedir... O pensamento de não querer nada, já é uma vibração que atrairá mais elementos de mesma frequência.

DICAS:

-Você pode ter muitas metas, o tempo todo. Ter muitas metas positivas, cheias de alegria, sonhos, projeções, é uma forma de autoproteção, pois lhe manterá sintonizado com vibrações diferentes da dor, doença, escassez, crises, conflitos, tristezas. Não ter metas é o mesmo que pedir a estagnação.

-Não confunda "não pedir" com gratidão. Uma coisa nada tem a ver com a outra.

-Pedir é pensar, dessa forma vigie seus pensamentos, porque se eles forem destrutivos, você construirá uma realidade de vida destrutiva também, tal e qual seus pensamentos. O pessimista morre mais cedo!

IMPORTANTE:

-Não existe um Deus que olha para baixo e diz: "Eu já dei muita coisa para aquele ali, agora já chega, ele vai ter que esperar"! A Fonte é infinita. Lembre-se que quando sua vida está escassa é porque você pediu também (pensamentos de escassez foram emitidos).



2 – ACREDITAR.

Não precisamos acreditar para acreditar. Essa frase parece estranha, não é mesmo?

Vamos explicá-la melhor. Quando pensamos em algo estamos emitindo um sinal, portanto efetuando uma sintonia que gerará futuras atrações de mesma natureza, como vimos até agora.

Acreditar é sentir! Quando pensamos em algo, quando visualizamos ou imaginamos, geramos sentimentos. São esses sentimentos os propulsores de energia. Portanto você não precisa necessariamente acreditar para que essa etapa se cumpra, basta que você sinta.

Quando você sente medo de ser demitido e no decorrer dos anos essa situação lhe bate à porta, podemos dizer que você acreditou que podia ser demitido e por isso foi.

Quando você pedir algo, após a definição do seu desejo, expresse o sentimento de como seria se você já tivesse conquistado. Quando você age assim você produz ao seu redor um campo de força de mesmo padrão ao da conquista que deseja. Quanto mais você mantém a crença e o sentimento coerente nela, mais forte fica seu campo de força, aumentando ainda mais o seu poder de atrair seus objetivos. Basta que você sinta algo e já estará aproximando esse algo, mesmo que em sua consciência você seja cético ao fato. Basta sentir! Se você sente, você acredita. Se você sente medo do ladrão, então o aproxima. Sente que pode ser promovido, então pode ser mesmo, e por aí vamos, sentindo e aproximando, sentindo e atraindo.

DICAS:

- O mecanismo funciona para qualquer pessoa. Todos nós temos o sistema emocional como um guia que diz a direção que nosso fluxo de energia está sendo conduzido. O seu trabalho é ter certeza que suas emoções e seus pensamentos estão alinhados.

- Sempre que você obtiver um sentimento ruim em decorrência de um pedido feito, isso pode mostrar que sua alma ainda não quer ou não está pronta para conquistar tal objetivo. Medite sobre o assunto, deixe passar alguns dias, e certamente você encontrará os motivos reais que geram o sentimento ruim. Até que a sensação negativa não seja trocada, ajuste a sua meta ou espere um pouco, assim você vai se conhecendo melhor e mantém seu nível de harmonia e paz sempre em alta.

IMPORTANTE:

-Grande parte das pessoas que não conseguem realizar objetivos é porque pensam de um jeito e sentem de outro. Exemplo: a pessoa quer um carro novo, contudo no seu íntimo ela não acredita que pode. Nesse caso acreditar é sentir. Se ela pede algo (pensa em algo), mas não acredita, então as forças se anularão e o objetivo não se manifestará.



3 – RECEBER.

Receber é estar aberto, não trancar, não impedir. Parece o mais simples, mas não é, isso porque suas crenças podem boicotá-lo. Quando você pede algo (pensa), para que esse algo se manifeste como realidade de sua vida você precisa acreditar. Lembre-se: acreditar é sentir.

Sempre que essas duas etapas forem bem definidas e mantidas, tenha certeza de que o campo de força projetado por você para o universo está sintonizando a energia cósmica para que ela, por sua vez, possa atrair mais situações de mesma frequência. Um bom exemplo para elucidar essa questão: quando você liga o rádio e quer ouvir uma determinada estação, você sintoniza na frequência específica da emissora. Pois é, esse exatamente o seu trabalho, manter a sintonia certa e o rádio ligado. Isso é receber! Mantenha a sua sintonia e faça de tudo para elevar o volume da música, que na prática significa ter ideias e ações que aproximem você o máximo possível da sua meta.

EXEMPLOS:

- Faça um test drive com o carro dos seus sonhos, não importa se ainda nem imagina como conseguirá o dinheiro. Faça o máximo para sentir a sensação de como seria sentar-se no banco do carro, sentir o cheiro dele, a posição de dirigir.



- Use a técnica do quadro de visualizações. Encontre uma foto do carro que você deseja e coloque no quadro. Todos os dias, olhe para a foto e se imagine dirigindo o carro, viajando com ele, curtindo-o com todo empenho.

- O mesmo vale para um objetivo de cura: imagine-se saudável, feliz e de bem com a vida. Utilize essa prática com qualquer coisa ou situação que você queira. Em outras palavras, tudo o que você pode fazer é se esforçar para manter o sinal perfeito!

DICAS:

- Nesse momento, todo sentimento negativo que você mantém é completamente nocivo, pois não está na mesma direção do seu pensamento, o que anulará as forças de atração da meta. Jamais pense em como você faria para a meta se manifestar, apenas relaxe e faça de tudo para sustentar a sensação, na sua mente e no plano das emoções, onde o pedido já está realizado. É uma viagem interna.

- Após definir a sua meta e acreditar, procure ficar atento aos sinais. Nesse caso tenha um caderno de anotações e nele descreva quais novidades surgiram em sua vida desde então. Anote todas as situações, coisas e pessoas que foram atraídas para sua experiência e procure identificar ligações com a sua meta. Passando alguns dias, quando você analisar suas anotações, perceberá uma sequência de situações afins que lhe parecerão até "mágica", mas não são, é apenas você tendo consciência da sua capacidade criadora e ilimitada!

IMPORTANTE:

- Você vai precisar travar um grande duelo com o seu ser racional para manter o rádio sempre sintonizado na frequência que você quer. Requer disciplina e dedicação. Faça todas as práticas que você aprender nesse livro, seja aplicado e os resultados serão evidentes. Lembre-se que sua mente racional quer sempre saber o ?como?. Mas isso não lhe será revelado imediatamente, você irá descobrir aos poucos.

- Quando você pede e acredita, aí é a hora certa de receber. Todavia, muitas vezes o receber envolve ações. Fique atento a todas as novidades que o universo lhe trará depois que você estiver alinhado. Quanto mais você agir no sentido da sua meta, mais você aumentará seu poder de atração, o que agiliza as manifestações.

- Nessa etapa surgem ideias, planos, projetos. Se o sentimento decorrente dessas inspirações estiverem lhe proporcionando uma sensação agradável, cheia de vida, no sentido da sua meta, é porque o universo já está lhe dando sinais e trazendo para você a resposta em relação à essência dos seus pensamentos e sentimentos. Muitos se perdem nesse momento porque ignoram esses sinais. Fique alerta, abra sua percepção e não desperdice oportunidades. É uma fase das mais empolgantes na criação da sua nova realidade. Receber é agir e aproveitar cada momento!



COMECE A CRIAR A SUA NOVA REALIDADE.

Agora que você já conhece mais a fundo o mecanismo básico responsável pela criação de realidades e atração de acontecimentos, situações, pessoas ou coisas em sua vida, comece a fazer a sua parte: peça, acredite e receba.





DICAS:

- Anote todos os sonhos que você tem. Escreva as principais metas que surgem em sua mente enquanto lê esse livro. Mantenha suas anotações sempre por perto. Permita que seus objetivos fiquem bem definidos em sua mente. Já será um grande passo.







POR: BRUNO J. GIMENES - Professor e palestrante

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

historia de chico xavier - emmanuel

Um certo homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele a examinou.
Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou, "Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?
"Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu.

Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa: as qualidades dadas por Deus e plantadas em nós crescendo em meio aos espinhos de nossas faltas.
Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior. Nós nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e, consequentemente, isso morre. Nós nunca percebemos o nosso potencial.

Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas; Alguém mais deve mostrá-la a elas. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor -- olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas.
Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajuda-a a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.
"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel”
Paz e Luz!

domingo, 23 de dezembro de 2012


AS VIDAS PASSADAS PODEM AFETAR A SUA PROSPERIDADE? (ANEXO

jorge luiz Barbosa
getileza do amado irmao



AS VIDAS PASSADAS PODEM AFETAR A SUA PROSPERIDADE?



Você já parou para pensar por que não consegue manifestar prosperidade em sua vida? Por quais motivos mesmo com esforço tem dificuldade de eliminar os pensamentos negativos em relação ao dinheiro? Por quais razões não se acha merecedor de felicidade e harmonia financeira? Será que situações vivenciadas em uma vida passada podem refletir em sua conta bancária?

Sabemos que a questão da reencarnação da alma, através de sucessivas vidas é encarada em meio aos estudos universalistas e inclusive por diversas religiões como uma lei natural. Somos almas em aprendizado no planeta terra, dotadas de um invólucro físico, que é a morada de nossa consciência.

Nesta senda, como almas imortais, como centelhas divinas, trocamos de casca (corpo físico) a cada existência, contudo, nossa personalidade, que é congênita, conosco permanece, com as qualidades e inferioridades. Todas as experiências vividas na matéria, alegrias, conquistas, tristezas e dores estão gravadas em nossa memória celular e se manifestam com o propósito de serem definitivamente eliminadas, a fim de atingirmos a iluminação.

Assim, muitos sentimentos demasiadamente fortes, inclusive os negativos relacionados ao aspecto material estão dentro de nós e podem interferir em nossa caminhada atual, com possibilidade de serem aflorados na infância ou em razão de situações do cotidiano. Importante salientar que as inferioridades que manifestam-se não são algo maléfico, mas grandes professores que mostram o que viemos curar e resgatar nesta vida.

No que tange à prosperidade, em função do ocorrido em vidas passadas, na infância, no transcorrer da encarnação atual passamos a ter uma noção distorcida do significado do dinheiro e sua real função. Ao invés de aproveitar as dádivas desta energia da terceira dimensão, o tornamos um inimigo.

Ocorre que ao passarmos por dificuldades financeiras em vidas anteriores podemos, de forma inconsciente, repetir este padrão, ou seja, sentir medo da escassez, ver o dinheiro como algo difícil de conseguir, que vem somente através de muito esforço. E como o Universo nos envia o que pedimos, focamos e pensamos constantemente com sentimento e emoção, isso que será gerado na vida atual.

Ainda, é possível que ocorra uma rejeição ao aspecto material, crendo que somente as pessoas desonestas o mantém, que ter harmonia financeira é algo maléfico, que o dinheiro não traz felicidade ou ainda, que impede a felicidade após o desencarne.

Almas que em outras vidas não souberam lidar com dinheiro, que perderam valores consideráveis e sofreram com isso, ou ainda tal energia atrapalhou a vida pessoal ou familiar, podem rejeitá-lo de forma inconsciente.

Muitas pessoas ganham somas consideráveis mas não conseguem manter a prosperidade, pois não se aceitam como merecedores, sentindo-se culpados pelos problemas do mundo, pela escassez dos amigos, dos familiares e, de forma inconsciente arrumam pretextos para gastá-lo com doenças, acidentes, problemas.

Outros, com um medo demasiado de perder, de ficar na pobreza, somente juntam, economizam de forma exagerada, pois precisam ter reservas para eventuais problemas. Ora, se você guarda dinheiro para doenças, acidentes, situações negativas, pode ter certeza que elas virão. Guarde para passear, viajar, comprar um livro, fazer um curso, algo que aprecia.

Podemos ter elegido a família carnal atual próspera ou não, porém, sempre há lições para aprendermos com nossas escolhas. Quando constantemente passamos por crises financeiras e as pessoas a nossa volta assim o são, vamos prestar atenção no que temos que compreender. Talvez precisemos nos organizar melhor, acreditar na abundância do Universo, em nossa condição de merecedores.

Não esqueça que se você faz sua parte, atuando com ética e integridade, colherá de acordo com a semeadura, portanto, não tenha medo da harmonia financeira. Acredite que você é merecedor, eis que o aspecto material é importante na concretização de nossa missão pessoal e sucesso reencarnatório.

Os maiores erros cometidos por quem veio para esta encarnação para lidar com dinheiro é não se achar merecedor, crer que a prosperidade não é para todos, não conseguir se imaginar próspero, feliz, de bem com a vida. Acreditar que se os outros não tem é injusto você ter também não é correto, pois cada um tem seu aprendizado e ainda o escolheu antes de reencarnar.

Deste modo, não se iguale as pessoas que focam apenas na escassez com medo de mostrar sua verdadeira luz, de mostrar são capazes. Você não será punido por ser feliz.

Evite prolongar ou aceitar conversas e lamentações sobre o quanto a situação do País, do mundo, da família, é difícil. Não entre neste jogo, pois somente criará escassez e desarmonia. Não precisamos apagar nossa luz para nos igualar.

Veja que se você for próspero é muito melhor, pois poderá ajudar muita gente, a família, os amigos, instituições, ou seja, movimentar a roda da prosperidade. Admire as pessoas prósperas, sem invejá-las, pois certamente merecem a situação atual. A inveja somente afasta a felicidade.

Ser próspero é ser saudável e, é fato que a ausência de condições econômicas para suprir as necessidades, afeta os demais setores da vida, inclusive a espiritualidade. Portanto, não há porque justificar aos outros sua melhora financeira se ocorreu ou se ocorrerá.

Estudando uma canalização do Arcanjo Miguel, este ser referia que todos nós temos uma sala da prosperidade no plano astral e basta acessá-la, invocá-la, mas acima de tudo, nos vermos como merecedores das dádivas divinas.

No mesmo teor, em uma canalização de Kryon, desenvolvida através de uma parábola, era salientado que possuímos no plano astral salas da paz, da prosperidade, do sucesso, entre outras e basta trazê-las para o mundo físico.

Deste modo, se for preciso eliminar resistências inconscientes de sua personalidade no que tange ao aspecto material, procure auxílio, existem muitos bons profissionais e a regressão de memória é uma técnica com resultados surpreendentes.

Eu, particularmente, acredito que a Psicoterapia Reencarnacionista é uma terapia de reforma íntima ética e séria que traz grandes descobertas capazes de modificar, transformar e fazer com que cada vez avancemos em nossa jornada evolutiva rumo à iluminação, pois possibilita o corte da sintonia com a memória passada negativa. Existem ainda, diversos livros, cursos, terapias capazes de trazer autoconhecimento e entendimento acerca do tema.

Contudo, sempre foque no que realmente é importante para sua vida e alma, lembrando-se que você é uma centelha divina com luz e brilho próprio. Não duvide da nossa grandeza e poder como alma imortal e acredite que a felicidade é direito de todos nós.







POR: VIVIANE DRAGHETTI - Terapeuta Holística

sábado, 22 de dezembro de 2012

como atingir atingir nossas metas




COMO ATINGIR NOSSAS METAS? (ANEXO EM PDF)

jorge luiz Barbosa

COMO ATINGIR NOSSAS METAS?

Muitas vezes traçamos um objetivo de vida e desistimos no meio do caminho, seja por acreditarmos que é algo impossível de ser realizado ou por não crermos em nosso potencial, na força de nossa essência.

O fato de não irmos até o fim, em certas oportunidades não deixa de ser uma fuga, à medida que mudanças são necessárias, inclusive em nossa consciência, no nosso modo de pensar e sentir. Porém, muitas mudanças são dolorosas, porquanto, estamos tão acostumados com o negativo, com a reclamação, com a vitimização, que relutamos para deixar tais sentimentos irem embora.

O que precisamos fazer inicialmente é resgatarmos o nosso poder pessoal. Afinal, onde o deixamos, onde o perdemos?

Porque nos iludimos e queremos negar nossa essência, nosso poder como seres espirituais, como co-criadores?

Porque inconscientemente temos medo da felicidade? Será que é por que será necessária uma quebra de paradigmas, de crenças engessadas em função de nosso sentir e pensar?

Precisamos de coragem para sentir a vida, tudo que está a nossa volta, que é tão perfeito e que o Universo nos proporciona.

Vamos agradecer mais, perceber a natureza que nos envolve e nos auxilia, perceber a vida pulsando em cada ser. Perceber que nós somos vida, somos perfeitos, iguais ao nosso Criador.

Se observarmos a natureza, perceberemos que ela é perfeita, não existe escassez no reino vegetal e mineral.

Uma árvore não dá menos frutos em um determinado ano porque sente-se inferior, por que acha que não é capaz, ou ainda, economiza para a próxima estação. Uma fonte não economiza água por receio da necessidade em época posterior. Um cristal quando de sua formação, não economiza no brilho e beleza.

Desta forma, vemos que Deus, através da natureza nos presenteou com bênçãos ilimitadas, disponíveis a qualquer momento.

É evidente que com nós ocorre da mesma forma, temos direito nato à felicidade, à abundância, à prosperidade, à conexão com os seres de luz, basta querermos e pedirmos.

A limitação, escassez, pobreza são ilusões criadas por nosso Eu Inferior que está com uma percepção equivocada da realidade. Não há dúvidas, que são nossos pensamentos, sentimentos e emoções que criam nossa realidade de vida, seja triste ou feliz.

Claro que há situações que precisamos vivenciar em nossa jornada evolutiva, tendo em vista os atos cometidos no passado, seja nesta como em outras encarnações.

Contudo, acredito que ninguém está condenado a viver na escassez, mesmo que tenha aderido a alguns contratos pré-encarnatórios.

Ocorre, que quando saímos da ilusão criada por nossa mente, podemos modificar qualquer situação. Quando aprendemos a lição, partimos para nova etapa.

Ora, se compreendemos a lição que uma situação aparentemente desfavorável nos mostra, passamos de ano e consequentemente, vamos para o próximo desafio. Na escola, quando a criança aprende a matéria, tira notas boas não precisa repetir de ano.

E na vida é mesma coisa, pois quando aprendo a me conectar com minha essência, quando estou no caminho correto, a vida se torna mais leve a as metas e desejos se materializam no plano físico.

Ao contrário, quando alguns desafios são cíclicos, ou seja, sempre se repetem, mudam os atores e os cenários, mas o fato, em síntese, é o mesmo, é sinal que não houve aprendizado, que precisamos repetir o ano, ou seja, a questão conflitante.

Se sempre tenho problemas financeiros, aí está minha lição; se não atraio o parceiro perfeito, este é meu desafio; se o trabalho sempre é um fardo, veja o que tem que aprender com isso.

Temos que parar, ao menos uns minutos do dia de sermos apenas racionais e entender que nosso coração é o melhor caminho a seguir.

Para nos sentirmos uno com a Abundância do Universo, vamos procurar ajuda profissional, meditar, rezar, mergulhar em leituras sobre o tema. E, uma dica maravilhosa de leitura, que faz com que modifiquemos nossa forma de pensar e sentir, nos tornando alquimistas de nossa vida - e muito vem me auxiliando - é o Livro “O criador da Realidade - A vida de seus sonhos é possível” de Bruno Gimenez e Patrícia Cândido.

Ademais, se não confiamos em Nós, ficamos no “Eu”, esquecendo que estamos amparados e sempre temos auxílio, desde que solicitado. Se não confiarmos em nossas potencialidades, não confiamos também no Universo.

É exigido que foquemos diariamente nos nossos projetos de vida, constantemente. Não adianta eu sonhar e querer cinco minutos, se no restante do dia não estou agindo condizente.

É muito bom termos alguém como exemplo, uma pessoa que com empenho, força e coragem já tenha alcançado suas metas. Olhar esse ser como fonte de inspiração e não nos diminuindo ou o invejando, sentindo que não chegaremos lá.

O foco é sempre em nós mesmos e não no outro. Não importa o que o outro pensa ou opina a nosso respeito. Se eu quero algo, tenho que focar em mim e agir.

E para isso, como já disse anteriormente, é necessário poder pessoal. Se o perdemos, vamos resgatá-lo, através de uma reforma íntima. Olhando para nosso interior e nos perguntarmos o que realmente queremos da vida.

Ninguém vai nos dar a mão e nos levar até nosso objetivo. Isso depende unicamente de nosso querer.

Não podemos esperar o final de semana, as férias, quando pagarmos as contas, que na verdade são bênçãos, quando nos mudarmos de casa, para sermos felizes, à medida que a felicidade é algo interno e independe de situações ou fatos diários.

É tão gratificante estarmos encarnados que devemos agradecer diariamente. O Universo é perfeito, é abundante, portanto, nós também o somos. Se não estamos prósperos, seja materialmente como nos demais aspectos, não estamos conectados com a Fonte, com o Grande Criador.

Desta forma, vamos observar o que não está no eixo em nossa vida e fazer as mudanças necessárias, mesmo se dolorosas, vamos nos libertar de tudo o que não nos traz felicidade, pois não queremos repetir de ano certo?



POR: VIVIANE DRAGHETTI - Terapeuta Holística

domingo, 2 de dezembro de 2012

desdobramento


DESDOBRAMENTO

Também conhecido com emancipação da alma, no Espiritismo.
Segundo Kardec, o espírito se aproveita da oportunidade de
escapar da prisão corporal sempre que pode.
A projeção astral é um dos mais
curiosos e ricos
fenômenos
anímicos.

Dezessete de maio de 1953, entre 13 h e 14h, em frente ao Cassino Interlaken, Suíça. Joaquim da Silva Gomes, juntamente com sua esposa, Maria Estela Barbosa Gomes, deixavam-se fotografar pela filha Terezinha. Dias depois, chegando a Portugal, revelaram o filme e esta foto os surpreendeu profundamente: ao lado do casal, com toda nitidez, aparecia o Dr. Otávio Bandeira de Lima Coutinho, grande amigo da família, que deveria estar em sua residência, no Recife!
Na suposição de que o amigo tivesse desencarnado, Joaquim enviou a foto a uma das filhas do Dr. Otávio. Este de pronto remeteu uma carta bem humorada ao amigo, identificando-se na foto e reconhecendo inclusive o terno, a gravata e o alfinete como seus, pois estavam bem visíveis. Esclareceu que, na data e no horário em que foi batida a foto, adormecera numa cadeira de balanço na varanda de sua residência. Disse não se recordar de nada que se relacionasse com a foto, a não ser que pensara muito nos amigos distantes antes de adormecer.
Este é um caso típico de desdobramento ou bilocação (projeção astral), narrado pelo Anuário Espírita - 1983. É o fenômeno pelo qual o espírito de pessoa mediunizada, ou em estado de sonolência ou mesmo de sono, transporta-se de um lugar para outro com aparência de realidade ou com tangibilidade real.
Segundo Kardec, o espírito aproveita-se com satisfação da oportunidade de escapar da prisão corporal sempre que pode. É um dos mais curiosos e ricos fenômenos anímicos, em que o ser se move livremente, pensa melhor, decide com maior conhecimento, mantém intenso intercâmbio com encarnados e desencarnados, segundo seus interesses e afinidades.
É frequente ocorrer com todas as pessoas, porém nem todas conseguem se lembrar, após o regresso ao corpo físico, do que fizeram durante o tempo em que estiveram parcialmente libertadas deste. Geralmente atribuem tudo a um sonho comum, ou seja, aquele resultante de suas disposições físicas ou psicológicas.
Diz Hermínio Miranda que "é nesse estado que o espírito consegue entrar na posse de algumas de suas faculdades superiores, pelo acesso aos arquivos da sua memória integral. Daí lembrar-se de encarnações passadas e até mesmo, em situações especiais, afastar a densa cortina que encobre o futuro".
Por sua vez, Martins Peralva, ao analisar as situações em que pode ocorrer essa libertação espiritual, chama a atenção para a existência, nos trabalhos mediúnicos, do chamado médium de desdobramento, ou seja, "aquele cujo espírito tem a propriedade ou faculdade de desprender-se do corpo, geralmente em reuniões". Desprende-se e excursiona por vários lugares na Terra ou no Espaço, a fim de colaborar nos serviços, consolando ou curando.
No caso de um médium de desdobramento desejar aprimorar a sua faculdade e aumentar os seus recursos, diz o autor que há condições de ordem moral das quais não pode prescindir: vida pura, aspirações elevadas, potência mental, cultivo da prece e exercício constante.
A respeito desse tipo de médium, diz André Luiz: "considerável número de pessoas, principalmente as que se adestram para esse fim (desdobramento), efetuam incursões nos planos do espírito, transformando-se, muitas vezes, em preciosos instrumentos dos benfeitores da espiritualidade, como oficiais de ligação entre a esfera física e a esfera extrafísica".
Um depoimento de Hermínio Miranda confirma exatamente essa atividade mediúnica. Diz o autor, referindo-se a uma personagem do seu livro Diversidade dos Carismas: "É comum observar-se em Regina o trabalho mediúnico específico e bem caracterizado em desdobramento. Em várias oportunidades, em vez de o espírito manifestante ser trazido ao grupo, ela é que vai ao encontro dele, o que dá conhecimento antecipado ao dirigente dos trabalhos. Desprende-se e é levada pelos amigos espirituais".

SEGUNDO DESDOBRAMENTO?
Mas as pesquisas revelam que não se trata de um fenômeno restrito aos seres que ainda estão na carne. Experiências realizadas por Albert de Rochas informam que poderá ocorrer um segundo desdobramento, a partir do perispírito já desdobrado do corpo físico, quando se separa daquele a essência espiritual.
Este fenômeno é ratificado por André Luiz em Nosso Lar, quando o autor desencarnado visitou, conscientemente, o espírito de sua mãe, habitante de plano superior ao seu, após desdobrar-se de seu corpo perispiritual que ficara em repouso numa das unidades da instituição à qual fora escolhido.



REVISTA CAMI

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ORAÇAO DE DANTE


Oração de Dante

Quando a escura floresta caiu perante mim
E todas a trilhas ficaram cobertas
Quando os padres do orgulho disseram que não havia outro caminho
Cultivei mágoas de pedra

Eu não acreditava porque não podia ver
Embora tu vieste a mim pela noite
Quando o amanhecer pareceu perdido para sempre
Mostraste-me o teu amor na luz das estrelas

Lance seus olhos ao oceano
Lance sua alma ao mar
Quando a noite escura parecer infinita
Por favor, lembre-se de mim

Então a montanha se elevou diante de mim
Pelo profundo poço dos desejos
Da fonte do perdão
Além do gelo e do fogo

Lance seus olhos ao oceano
Lance sua alma ao mar
Quando a noite escura parecer infinita
Por favor, lembre-se de mim

Embora partilhemos deste humilde caminho, sozinhos
Como é frágil o coração
Oh, dê a estes pés de barro - asas para voar
Para tocar a face das estrelas

Sopre vida dentro deste fraco coração
Suspenda este véu mortal de medo
Leve estas esperanças despedaçadas, marcadas com lágrimas
Nos ergueremos sobre estas preocupações mundanas

Lance seus olhos ao oceano
Lance sua alma ao mar
Quando a noite escura parecer infinita
Por favor, lembre-se de mim

Por favor, Lembre-se de mim...

Dante's Prayer
Loreena McKennitt
·

domingo, 18 de novembro de 2012

onde encontrar a proteina vegetal


MAGDA PETROWNSK
Onde encontrar a proteína vegetal?

Por intuição ou prevenção, as pessoas têm buscado uma alternativa alimentar, comendo mais frutas, verduras, legumes, e deixando de lado as carnes. Fica, porém, o questionamento: E a PROTEÍNA? É verdade que ela constrói o nosso corpo; é como os tijolos de uma casa. Sem eles, a casa não fica em pé. O errado é estabelecer uma necessidade protéica diária e pensar que o ideal é andar com uma tabela do lado para equilibrar as calorias.
As carnes contêm proteínas em excesso, de péssima qualidade, impróprias para o ser humano (Vide Saúde Integral nº 4). Elas sobrecarregam o aparelho digestivo, causando doenças, primeiro neste (prisão de ventre, gases, colite, gastrite, etc.), e depois em qualquer parte do corpo, que, bombardeado de proteína, vai necessitar de maior quantidade de vitaminas e sais minerais.
Uma dieta hiperprotéica rouba a energia, aumenta o colesterol, provoca doenças cardiovasculares, circulatórias, de memória, dilata o estômago (por isso, quando se deixa de ingerir excesso de proteína, ou seja, as carnes, fica uma sensação de fome após as refeições) e provoca câncer. Incluem-se nesta relação tanto a carne branca quanto a vermelha.
Os venenos que a proteína animal esconde
Em 1990, apenas o câncer de intestino, o terceiro que mais mata no mundo, havia sido relacionado à proteína da carne. De lá para cá, também foram ligados ao consumo da carne o de boca, faringe e o de estômago (campeão de mortes no Brasil). Hoje se comprova também sua relação com o câncer de seio, pâncreas, próstata, útero, etc.
Existe um elo entre a proteína animal e a proliferação de células malignas, embora não se saiba bem o porquê. Suspeita-se ser a gordura que dificulta a digestão, forçando o fígado e o estômago a produzir ácido em excesso e levando à corrosão das paredes dos intestinos, o que provoca mutações cancerígenas, conforme explicou o oncologista suíço Fabio Levi, da Universidade de Lausanne. Outra suspeita é o enxofre das carnes, que é devorado pelas bactérias contidas no intestino – depois estas bactérias expelem substâncias tóxicas e malignas.
O amino-heterocíclico também é uma substância perigosa, ausente na carne crua, criada com a quentura da grelha ou da panela, formando o preto crocante dos churrascos e das frituras. “Os aminos acabam no interior das células, onde se ligam ao DNA e provocam mutações cancerígenas”, diz Barbara Pence, da Universidade Técnica do Texas, nos Estados Unidos. Ela demonstrou que esses compostos chamuscados em altas doses atacam o intestino, o estômago e os seios. Em contrapartida, substâncias presentes nas frutas, verduras e grãos dificultam o crescimento de vários tipos de câncer, agindo em combinação umas com as outras, conforme constataram pesquisadores dos EUA.
E onde está a proteína vegetal?
- No tofu (queijo de soja), encontra-se uma proteína completa de excelente qualidade, muito melhor que a da própria soja, que tem seus inconvenientes (vide Saúde Integral nº 4).
- No leite de soja, em vez do leite de vaca (o motivo é o fato do adulto não digerir bem a lactose, que é o açúcar do leite. O leite de vaca contribui para o envelhecimento precoce e inflamações, como gastrite e outras doenças. Ele foi feito para o bezerro, que tem uma constituição física diferente do ser humano). Já os derivados do leite de vaca, como coalhada, iogurte, queijos frescos e ricota, sem conservantes, transformados, semidigeridos por ação das bactérias, podem ser consumidos, pois têm digestibilidade mais fácil.
- Em sementes de girassol, gergelim, cogumelo, pólen de flores, ovos caipiras.
- Em sementes oleaginosas, como castanha, noz, avelã, pinhão, etc.
- Aveia integral, germe de trigo e levedura de cerveja também são fontes de proteínas.
- Frutas oleaginosas, como abacate e coco são ricas em proteínas; frutas doces e ácidas, assim como as verduras e a batata, contêm excelentes proteínas, embora em pequena quantidade.
- O arroz integral, juntamente com as leguminosas (lentilhas, grãos de bico, ervilhas, feijões etc.), sempre uma de cada vez, principalmente leguminosas frescas ou em brotos, formam os doze aminoácidos essenciais, a proteína completa. A proteína vegetal tem a vantagem de vir acompanhada de vitaminas e sais minerais, além de enzimas e outros nutrientes, que facilitam o aproveitamento pelo organismo e dão efeitos alcalinizantes.
Entenda isso: uma pessoa que faz uma alimentação saudável e tem um corpo equilibrado, fará uma transmutação de substâncias, isto é, se a pessoa come bastante cálcio e necessita de proteína, seu corpo transforma um no outro, segundo a teoria do Professor Mario Sanchez, como demonstra em seu livro “Medicina Nutricional”.
Existem estudos afirmando que o ser humano necessita apenas de um grama de proteína por quilo de alimento (proteína vegetal, que não gera toxinas), e o excesso (as pessoas costumam comer 100 vezes mais) sobrecarrega o fígado (órgão responsável pelo catabolismo do aminoácido em uréia e outros produtos) e os rins, que terão de eliminar os resíduos do catabolismo (destruição) dos aminoácidos, com conseqüente sobrecarga de todo o aparelho digestivo, assim como da pele e dos pulmões, que também são órgãos de eliminação.
Na mudança alimentar, é importante ir tirando devagar, primeiro as carnes vermelhas, depois as brancas, para depois se tornar um vegetariano; o tempo necessário é individual. Consulte um terapeuta para orientar-se melhor. Respirações profundas, caminhadas e pequenas exposições ao ar e ao sol fazem parte de uma boa alimentação.
Se tudo o que foi dito não lhe convenceu da necessidade de usar a proteína vegetal, lembre-se da vibração negativa na hora de matar um animal, dos gritos, das dores e da tristeza que ele vive naquele momento, sendo que tudo isto fará parte da sua alimentação. Depois pense em como é saudável e agradável colher verduras, frutas e legumes, alimentos cujas vibrações são sutis e invisíveis, e que curam e alegram o nosso ser.
Luz!
Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos
Contato: suzete@saudeintegral.com
Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br

NUNCA SEM ESPERANÇA


Nunca sem esperança
Nunca percas a esperança.
Se o pranto te encharca a existência, recorre a Deus, no exercício do bem,
e acharás Deus, nas entranhas da própria alma, a propiciar-te consolo.
Se sofres incompreensão, ajuda ainda e sempre aos que te não entendem
e encontrarás Deus, no imo do próprio espírito a fortalecer-te com o
bálsamo da piedade pelos que se desequilibram na sombra.
Se te menosprezam ou te injuriam, guarda-te em silêncio no auxílio ao
próximo, e surpreenderás Deus, no íntimo de teus mais íntimos
pensamentos, prestigiando-te as intenções.
Se te golpeiam ou censuram, cala-te edificando a felicidade dos que te
rodeiam, e Deus falará por ti, na voz inarticulada do tempo.
E, se erraste, não tombes em desespero, mas, trabalhando e servindo,
receberás de Deus a oportunidade da retificação e da paz.
Sejam quais forem as aflições e problemas que te agitem a estrada,
confia em Deus, amando e construindo, perdoando e amparando
sempre, porque Deus acima de todas as calamidades
e de todas as lágrimas, te fará sobreviver,
abençoando-te a vida e sustentando-te o coração. FONTE INTERNET

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Razão e Compreensão




O relacionamento com aqueles com quem convivemos e nos encontramos é sempre um desafio de alto significado.

O universo que cada um traz consigo, seu mundo particular, suas conquistas e dificuldades são expostas, gerando, não poucas vezes, conflitos nas relações humanas.

Naturalmente que, quanto mais próximas e frequentes forem essas relações, mais elas exigem de nós.

Assim é que na vida em família, onde o verniz social e as aparências superficiais não se sustentam, os conflitos se mostram às vezes intensos.

Porém, não por acaso, a Providência Divina escolhe, define e, algumas vezes mesmo nos consulta, para estabelecer com quem e entre quem estaremos iniciando uma nova jornada.

Será no meio familiar que enfrentaremos os maiores desafios de relacionamento, e será ali, inúmeras vezes, que teremos as mais significativas lições para a vida.

Além do próprio lar, encontraremos outras oportunidades de aprendizado. Será o vizinho um tanto excêntrico, o chefe pouco tolerante, o colega de trabalho mal-humorado.

Porém, não podemos nos esquecer que será a vida de relação que nos possibilitará o exercício da compreensão, da tolerância, do amor o próximo.

Ao entendermos cada ser humano como uma alma em evolução, que renasceu, como nós, mais uma vez, com bons desafios para enfrentar, veremos que somos todos mais parecidos do que podemos imaginar.

É claro que cada um traz suas peculiaridades, suas manias, suas falhas. Mas, em essência, somos todos almas buscando a perfeição.

Assim, quando alguma dificuldade acontece, no relacionamento com alguém, talvez seja melhor não buscar o enfrentamento.

Muitas vezes enfrentamos ao outro, discutimos, brigamos, gerando tensão e nervosismo, para deixar claro que estamos com a razão, que merecemos um pedido de desculpas.

E para isso, pagamos o preço de perdas de amizade, dificuldades no emprego, tensões familiares complexas.

Talvez, em nossas dificuldades de relacionamento, devêssemos nos perguntar quem está com a caridade, quem está com a compreensão, quem está com a humildade, e não quem está com a razão.

Afinal, a vida em sociedade, inevitável para nosso progresso, é a oportunidade de desenvolver valores morais de que ainda não dispomos.

Assim, o intolerante será nosso professor de paciência, o arrogante nos ensinará a humildade e o extravagante nos oportunizará o desenvolvimento da compreensão.

Todos aqueles que cruzam nossos caminhos nos trazem lições, de uma ou de outra maneira. Alguns pelo exemplo que oferecem, outros por aquilo que nos exigem para a convivência.

Nesse sentido, Jesus, o pedagogo por excelência, nos convida a, se alguém nos chamar para caminharmos mil passos, oferecermo-nos para andar dois mil. E, se alguém nos pedir a capa, oferecermos a túnica também.

Nessas aparentes perdas que imaginamos ter, aos olhos do mundo, estaremos ganhando, nas questões da alma, os verdadeiros e mais importantes valores que podemos amealhar para nós mesmos.

Redação do Momento Espírita.

Paz, luz, fraternidade.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


SOFRIMENTO CONSCIENTE (Eckhart Tolle)

Se você tem filhos pequenos, ofereça-lhes toda a ajuda, orientação e proteção que estiver ao seu alcance. Contudo, mais importante ainda é: dê-lhes espaço - espaço para que possam existir. Você os trouxe ao mundo, mas eles não são "seus". A crença "Eu sei o que é melhor para você" pode ser adequada quando as crianças são muito pequenas; porém, à medida que elas crescem, essa idéia vai deixando de ser verdadeira. Quanto mais expectativas você tiver em relação ao rumo que a vida delas deve tomar, mais estará sendo guiado pela sua mente em vez de estar presente para elas. No fim das contas, seus filhos cometerão erros e sentirão algum tipo de sofrimento, assim como acontece com todos os seres humanos. Na realidade, talvez eles estejam equivocados apenas do seu ponto de vista. O que você considera um erro pode ser exatamente aquilo que seus filhos precisam fazer ou sentir. Proporcione o máximo de ajuda e orientação, porém entenda que às vezes você terá que permitir que eles falhem, sobretudo quando estiverem se tornando adultos. Pode ser que às vezes você também tenha que deixá-los sofrer. A dor pode surgir na vida deles de repente ou como uma conseqüência dos seus próprios erros.
Não seria maravilhoso se você pudesse poupá-los de todo tipo de dissabor? Não, não seria. Eles não evoluiriam como seres humanos e permaneceriam superficiais, identificados com a forma exterior das coisas. A dor nos leva mais fundo. O paradoxo é que, apesar de ser causada pela identificação com a forma, ela também corrói essa identificação. Uma grande parte do sofrimento é provocada pelo ego, embora, no fim das contas, ele destrua o ego - mas não até que estejamos sofrendo conscientemente.
A humanidade está destinada a superar o sofrimento, contudo não da maneira como o ego imagina. Um dos seus numerosos pressupostos errôneos, um dos seus muitos pensamentos enganosos é: "Eu não deveria ter que sofrer." Algumas vezes, essa idéia é transferida para alguém próximo a nós: "Meu filho não deveria ter que sofrer." Esse pensamento está na raiz do sofrimento, que tem um propósito nobre: a evolução da consciência e o esgotamento do ego. O homem na cruz é uma imagem arquetípica. Ele é todo homem e toda mulher. Quando resistimos ao sofrimento, o processo se torna lento porque a resistência cria mais ego para ser eliminado. No momento em que o aceitamos, porém, o processo se acelera porque passamos a sofrer de modo consciente. Conseguimos aceitar a dor para nós mesmos ou para outra pessoa, como um filho ou um dos pais. Em meio ao sofrimento consciente existe já a transmutação. O fogo do sofrimento transforma-se na luz da consciência.
O ego diz: "Eu não deveria ter que sofrer", e esse pensamento aumenta nossa dor. Ele é uma distorção da verdade, que é sempre paradoxal. A verdade é que, antes de sermos capazes de transcender o sofrimento, precisamos aceitá-lo.
(Eckhart Tolle)

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

espiritualidade na vida diaria


ESPIRITUALIDADE NA VIDA DIÁRIA

            Seja qual for a religião que venhamos a seguir o fato é que o seu estudo doutrinário e a frequência em seus templos por si só não nos garantem a experiência em Deus.
            Falar e ouvir a palavra de Deus dissociada da ação não nos aproxima Dele. Portanto a pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: Como está a nossa vida? Quais são os sentimentos que carregamos em nossos corações? Como temos experimentado a presença de Deus em nossas vidas?
            A espiritualidade em sua essência consiste em saber justamente como viver. Ou seja, como viver com consciência e adotando atitudes positivas em relação a nós mesmos, aos outros e a toda manifestação divina.
            Note que, mesmo tendo muito conhecimento doutrinário, muitas pessoas permanecem estagnadas espiritualmente, isso porque não se esforçam para colocar em prática o que estudam e não raras as vezes, cobram essa prática de todos aqueles que estão à sua volta.
            Além de todo o conhecimento que podemos adquirir por meio das religiões é preciso verdadeiramente querer abraçar ao projeto divino de nossa própria evolução.
            Sabemos que são considerados Bem-aventurados os mansos e pacíficos, por exemplo, mas porque dentro do nosso próprio lar não exercitamos a paciência e a doçura? Se Jesus nos ensinou a perdoar, porque nos deixamos envolver pelo orgulho por anos e anos, deixando de nos relacionar com alguém?
            Queremos que Deus nos agrade, nos dê bençãos, mas, o que estamos oferecendo a Ele? O sacrifício mais agradável a Deus é justamente nos conciliarmos com aqueles que entendemos ser nossos inimigos.
            Há uma passagem interessante na Bíblia, em Coríntios que diz, ainda que nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo se renova de dia em dia. Da mesma forma, Chico Xavier também nos alertou que embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo fim. Isso tudo significa que não importa o passado e a idade de cada um de nós, se temos dez, trinta, quarenta ou setenta anos. Qualquer tempo é tempo para despertarmos e nos voltarmos para Deus, por meio da prática dos ensinamentos de nosso Mestre Jesus. Daí o entendimento de que quem está em Cristo, nova criatura se torna e tudo se faz novo.
            Portanto, toda vez que nos dirigirmos a um templo religioso, nosso propósito deve ser o de recarregarmos a nossa energia, de expandirmos a nossa consciência e, ao deixar esse templo, nosso propósito deve ser o de estreitarmos nossos laços mais sagrados, que são os laços que nos unem ao Pai, por meio de nossos pensamentos, palavras e ações.
            Quando buscamos o nosso próprio aperfeiçoamento moral, nos aproximamos de Deus e, consequentemente criamos um estado de bem-estar em nós.
            Busquemos esse bem-estar qualificando nossos pensamentos, exercitando a paciência, ofertando presentes e serviços espirituais, perdoando e alimentando nossa fé, a cada instante de nossas vidas.
Luz e Paz a todos!

POR:  ADRIANA AGUIAR BROTTI - Advogada, mediadora e pós-graduanda em Terapia Familia

domingo, 7 de outubro de 2012

o que e a felicidade

O QUE É A FELICIDADE?

Sabemos que felicidade é um estado no qual sentimos contentamento. Significa também êxito ou sucesso. E normalmente este sentimento está ligado a alguma situação que envolve alguém, ou alguma coisa. É difícil ser feliz sozinho. Até porque sozinho, nós nem temos como compartilhar esta felicidade. Em outras palavras, por mais que a conquista seja somente nossa, para obter a realização da mesma, precisamos nos relacionar com outras pessoas.
Só que por mais que haja envolvimento, o mérito é de quem fez, é de quem venceu e que neste caso, somos nós;
Por isso, Maria Sílvia Orlovas em Segredos de Mulher, diz que: “acreditar nas pessoas faz parte de aceitar a felicidade”. Isto porque acreditar nas pessoas é como acreditar em si mesmo. Diante desta visão, podemos dizer que aqueles que convivem conosco são nossos espelhos, nos mostram nossos limites e o quanto precisamos aceitar nossos desígnios. Fazem parte do cenário das nossas experiências para nos mostrar como ser feliz sozinho. Parece contraditório dizer que primeiro a felicidade é conquistada ou sentida através de algo ou alguém, e depois dizer que as pessoas refletem quem nós somos e nos mostram como podemos ser felizes sozinhos.
Pois bem, neste caso o que precisamos saber é que a nossa felicidade não depende de alguém, ela pode ser refletida ou compartilhada com outras pessoas. Porque quando a felicidade depende de outro indivíduo, nós não somos felizes de verdade, nós ficamos iludidos e depois de um tempo infelizes.
Mario Sérgio Cortella também nos fala que a felicidade é algo instantâneo e não permanente. E que nós só sentimos prazer em algo, quando não o temos. Ou seja, só sentimos felicidade quando sentimos falta daquilo que nos deixa feliz. Prova disto é que não nos sentimos felizes o tempo todo. Ficamos felizes apenas em alguns momentos.
Sendo assim, ele nos sugere que pensemos sobre o que é ser feliz. Ou o que nos deixa feliz. Se não existíssemos, que falta faríamos para o mundo?
Diante desta reflexão, a questão a ser percebida não é como vivemos, mas qual é o sentido daquilo que fazemos nesta vida. Por isso que não dá para viver no “piloto automático”, como se algum botão fosse apertado e nós fizéssemos as atividades diárias sem participar delas ativamente. Se as coisas são feitas sem sentido, sem sentimento, não conseguimos sentir contentamento. Obviamente que não ficamos contentes o tempo todo, porém podemos sentir mais instantes de felicidade do que viver sem sentimento algum.
Nesse ponto de vista, podemos dizer que a felicidade existe apenas em alguns momentos da nossa existência. Exemplos disso é o sabor de algo que comemos ou bebemos e que nos dá prazer; o abraço gostoso de um amigo; aquela música que adoramos e que compartilhamos com alguém; a capacidade de acariciar ou ser acariciado por alguém... E é nesse sentido que para sentir felicidade compartilhamos algo com alguém, porque se não tivesse alguém para servir ou vender a bebida ou a comida, não a teríamos; se não tivesse o amigo, não ganharíamos o abraço, e assim por diante. No entanto, o que não podemos é ficar presos a uma pessoa achando que ilusoriamente elas é que nos tornam felizes.

Portanto, essas situações nos proporcionam felicidade, porém não vivemos esta felicidade de forma contínua. Só sentimos as coisas boas por ausência. Depois que nos alimentamos; que recebemos o abraço e que a música acaba é que nos demos conta do estado que estes momentos nos proporcionaram. Nossa vida nos dá felicidade e prazer porque temos ausência disso. Se não tivéssemos sede, o líquido não teria sentido para nós, por exemplo.
Sendo assim, todas as experiências que vivemos precisam ser bem aproveitadas, sentidas e vividas. Mais uma vez a dica maior é viver o momento presente. Este instante sagrado, na maioria das vezes, é único. Pode ser que não haja outro. Por isso, é necessário ficar cada vez mais atento às coisas que fazemos e nas atividades que realizamos, pois assim poderemos ter mais momentos de felicidade, de contentamento.
E essa tal felicidade é a busca de qualquer ser humano que vive neste planeta. No entanto, poucos conseguem atingir algum instante em que se sintam felizes.
Então, a partir de hoje, pense no que te faz feliz e pratique mais isso. Da mesma forma, pense que falta você faria no mundo. Já que somos felizes por que sentimos ausência de algo, reflita sobre o que você faz para deixar as pessoas felizes.


POR CÁTIA BAZZAN – Autora do livro Ame quem você é – Saiba que a melhor escolha é a sua

sábado, 6 de outubro de 2012

PRIVILEGIADA VELHICE


 Privilegiada velhice
 
O anúncio de sua morte se deu em 2009, poucos dias antes dela completar noventa e nove anos de idade. Em 2005, foi descoberta por uma equipe de reportagem, realizando seu voluntariado junto a idosos.

Natural de Bassano del Grappa, norte da Itália, veio para o Brasil fugindo da guerra.
Ela ganhou as telas das emissoras televisivas, sendo entrevistada em dois programas nacionais, em 2008. Numa delas afirmou que, no ano anterior, aos noventa e sete anos, tinha renovado sua carteira de motorista.
 
E, apesar de recomendações dos familiares para abandonar a direção, ela continuou a comparecer ao serviço voluntário, em dois locais diferentes, dirigindo seu fusca laranja, ano 74.
 
Recebeu do governo do Rio Grande do Sul o troféu Ana Terra, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
 
Radicada em Bento Gonçalves, no estado gaúcho, demonstrava agilidade física e mental.
 
Seu nome é Ana Varianni. Servindo ao seu semelhante, no Lar do ancião e na Sociedade Beneficente Santo Antônio, mostrava grande carinho.
 
Em uma das instituições, era responsável por nada menos de doze idosos, que se encontravam na faixa dos setenta-setenta e cinco anos.
 
Servia-lhes a alimentação na boca, dadas as deficiências de que eram portadores. E, no seu sotaque italiano carregado, que lhe conferia ainda mais especial sonoridade, ela amassava a comida para os que não tinham possibilidade de boa mastigação e incentivava:
Ora, vamos, onde se viu uma senhora dessa idade não querer comer? Se não comer, não pode viver. Vamos lá!
 
Cuidadosa, afirmava que agora, quase aos cem anos, não se permitia dirigir em grande velocidade, ia devagar. A uma indagação espirituosa do entrevistador que se disse apaixonado por ela e lhe propôs casamento, ela objetou:
 
Meu amigo, nessa altura da vida, o melhor é que sejamos bons amigos!
 
Seu filho assim se expressou, quando da ocorrência de sua morte: Tenho a melhor das lembranças de minha mãe. Ela viveu intensamente e alcançou todos os objetivos da vida dela com os filhos, os netos e trabalhando para o bem-estar da sociedade.
 
*  * *
 
Ana morreu deixando o exemplo do dinamismo que os anos não podem apagar. Altera-se a máquina física, as forças já não são tão intensas, contudo, a vontade de agir permanece firme.
 
Exemplo para tantos que nos dizemos tristes porque já não podemos fazer tudo que fazíamos na juventude. Seria de analisar: Será que não conseguimos mesmo ou será que nos acomodamos, em nome de uma certa soma de anos vividos?
 
Exemplos inúmeros existem que nos demonstram que o Espírito se sobrepõe ao corpo e o comanda.
 
Maia Plisetskaya,  a bailarina russa, aos sessenta e um anos de idade, com um corpo impecável de bailarina clássica, dançou O lago dos cisnes.
 
Interpretou a infeliz Odete que, transformada em cisne branco morre de amores. Extraordinária performance.
 
Essas criaturas nos dizem que devemos sacudir a poeira dos ombros, retirar as teias de aranha do pensamento e viver.
 
Viver intensamente, não nos permitindo parar de aprender, de estudar, de produzir. Da forma que consigamos.
 
Alguns poderemos ter algumas limitações. Busquemos superá-las e, de uma vez para sempre, retiremos do nosso vocabulário as frases: Estou velho. Não sirvo mais para nada.
 
Redação do Momento Espírita.

negativismo polui a casa; veja como afasta-lo




            Todos sabem que bebês e crianças têm um super "radar interior". Mesmo de longe, eles sabem muito bem o que está acontecendo com seus pais e no ambiente. Podemos mentir para elas sobre brigas e atos negativos. Mas, no fundo, elas sabem que há algo errado e registram tudo em sua memória.
            Por isso, muito cuidado com seus atos, palavras e até pensamentos diante dos filhos. Eles veem tudo, sentem tudo e gravam tudo de bom e de ruim. Eles sentem a vibração dos ambientes e das pessoas.
            Este radar interior faz parte do pacote chamado "ser humano". Todos nós sentimos as energias dos ambientes que visitamos ou moramos e das pessoas em nossa volta.
            É muito importante lembrar-se daquele ditado que diz: "Orai e Vigiai", pois tido o que pensamos e fazemos emite energia, que fica espalhada e registrada nos ambientes e Universos.
            O padrão vibratório de uma casa tem relação direta com a energia e o estado de espírito de seus moradores. Tudo o que pensamos e fazemos, as escolhas, os sentimentos, sejam bons ou ruins, são energias. O resultado reflete nos ambientes, pessoas e situações.
            Poluir a casa ou a empresa com energia negativa é muito fácil: basta você agir, pensar e viver negativamente 24 horas por dia por vários anos. Além de ter uma casa insuportável de viver, com certeza tudo na sua vida irá dar errado e você será a pessoa mais chata e infeliz do pedaço.
            O corpo é nossa primeira morada e nossa casa, sua extensão. É ela que nos acolhe, protege e guarda nossa história. Da mesma forma que limpamos, nutrimos e cuidamos da vibração de nosso corpo, devemos estender esses cuidados e carinhos ao lar. Mais que escolher o imóvel e enfeitá-lo com móveis e objetos - muitas vezes guiados apenas por modismos ou pura praticidade -, a elaboração da atmosfera de um ambiente é importante porque reflete a personalidade de seu dono, dando pistas sobre seus gostos, estilo de vida, história e sonhos.
            Há quem acredite que, colocando cristais, sinos de vento, fontes, espelhos e instrumentos do Feng Shui, atrairá bons fluídos e equilíbrio para dentro de casa. Mas, isso é muito pouco. A personalidade de um ambiente vai além. Ela é conseguida dia após dia, não apenas com técnicas, mas com pequenos atos de carinho e com muita energia boa.
            Além de atrair bons fluídos para nosso lar, temos todas as condições de criá-los no interior do ambiente. O conjunto de pensamentos, sentimentos, estado de espírito, condições físicas, anseios e intenções dos moradores fica impregnado no ambiente, criando o que se chama de egrégora.
            Você, com certeza, já esteve em uma residência ou ambiente onde sentiu um profundo bem-estar e sensação de acolhimento, independentemente da beleza, luxo ou qualquer outro fator externo. Essa atmosfera gostosa, sem dúvida, era dada principalmente pelo estado de espírito positivo de seus moradores.
            Infelizmente, hoje em dia, é muito mais corriqueiro entrarmos em ambientes que nos oprimem ou nos dão a sensação de falta de paz e, às vezes, até de sujeira, mesmo que a casa esteja limpa. A vontade é ir embora rapidamente, ainda que sejamos bem tratados. São locais poluídos energeticamente.

            O que poucos sabem é que as paredes, os objetos e a atmosfera da casa têm memória e registram as energias de todos os acontecimentos e do estado de espírito de seus moradores. Por isso, quando pensar na saúde energética de sua casa, tome a iniciativa básica e vital de impregnar sua atmosfera apenas com bons pensamentos e muita fé. Evite brigas e discussões desnecessárias. Observe seu tom de voz: nada de gritos e formas agressivas de expressão. Não bata portas e tente assumir gestos harmoniosos, cuidando de seus objetos e entes queridos com carinho.
            Não pense mal dos outros. Pragas, nem pensar! Selecione muito bem as pessoas que vão frequentar sua casa. Festas, brindes e comemorações alegres são bem-vindos porque trazem alegria e muita energia, mas cuidado com os excessos. Nada de bebedeiras e muito menos uso de drogas, que atraem más energias.
            Se você nutre uma mágoa profunda ou mesmo um ódio forte por alguém, procure ajuda para limpar essas energias densas de seu coração. Lembre-se que sua casa também pode estar contaminada. Aprenda a fazer escolhas e determine o que quer para sua vida e o ambiente onde mora: alegria, amor, paz, prosperidade, saúde, amizades, beleza.
            Reflita sobre como você vive em sua casa, no que pensa, como anda seu humor e reclamações do seu dia-a-dia. Tudo isto interfere no seu astral. Compartilhe e-mails com mensagens positivas, pois isso é colaborar com a disseminação da luz, abrindo corações, despertando consciências, contribuindo assim, para a transformação planetária.




POR:  CARLA  -  TERAPEUTA HOLÍSTICA

mundo digital



 
A cena é comum nos dias de hoje: reuniões sociais e profissionais, nas quais as pessoas ficam grande parte do tempo conectadas aos seus telefones móveis.
Quando chegam aos lugares, vão logo depositando à mesa o acessório e a partir daí, fica dividida a atenção. É um olho no ambiente e outro na tela do aparelho.
Parece até que tem um poder magnético, pois as pessoas são capazes de olhar mais para ele do que umas para as outras.
Estando sozinhos, a impressão que se tem é que o referido instrumento é capaz de fazer companhia ao indivíduo, substituindo a presença física de um amigo.
Quando funcionavam simplesmente como telefones não eram tão invasivos, mas hoje o seu uso está muito ampliado. Na ânsia de nos mantermos conectados com o mundo, por vezes, nos esquecemos de quem está ao nosso lado.
Priorizamos a necessidade de receber uma notícia importante, de enviar ou receber alguma mensagem ou fazer consulta para esclarecer dúvidas.
São os novos hábitos sociais.
Infelizmente, eles partem as pessoas ao meio. Metade do indivíduo fica presente e a outra metade fica ligada ao aparelho e a tudo que ele proporciona.
Temos consciência de que todo progresso tecnológico, quando empregado para o bem, traz alegria e conforto à humanidade.
São muitas as facilidades que essa nova tecnologia nos possibilita e abrir mão delas está fora de questão.
A reflexão é no sentido de utilizá-la da forma mais conveniente, com moderação e respeito aos que nos cercam.
É certo que esses aparelhos, que estão facilmente ao nosso alcance, nos trazem informações necessárias. Mas, devemos ter cuidado para que eles não interfiram em momentos fundamentais aos relacionamentos.
Estejamos atentos à forma como temos utilizado esses recursos.
Não deixemos jamais de valorizar a companhia de quem está ao nosso lado, de olhar nos olhos durante um diálogo, de escutar o outro com atenção, de se fazer presente e curtir o momento em que estamos vivendo essa ou aquela situação.
Procuremos não dar maior importância a esses aparelhos, em detrimento da atenção que possamos oferecer a quem está próximo de nós.
Os momentos passam e não voltam. Todos eles são importantes para fortalecer os vínculos afetivos que existem nos relacionamentos.
As mensagens, pesquisas, informações e tudo mais, muitas vezes, podem esperar.
* * *
Qualquer processo de reeducação é sempre mais trabalhoso do que a educação pura e simples, pois implica em deixarmos hábitos enraizados e substituí-los por outros.
Se já nos deixamos levar por esses costumes inadequados, busquemos modificá-los.
Nessa época de tecnologia avançada e de cibernética, trabalhemos em nós mesmos a capacidade de vivenciar integralmente os relacionamentos pessoais.
Busquemos desligarmo-nos do que está distante para valorizarmos e nos ligarmos verdadeiramente em quem está conosco aqui, agora.
Aproveitemos cada minuto com os amores, os afetos. Isso é insubstituível e poderá não se repetir.
Pensemos nisso: o momento é agora, enquanto estão conosco.
 
Redação do Momento Espírita.